sábado, 4 de setembro de 2010

Nova evidência de que podemos construir fazendas de água no espaço



Anos atrás, astrônomos descobriram que uma estrela distante era envolta por vapor de água. Agora que eles sabem como tal vapor foi criado. Se pudermos fazer água no espaço, teremos vencido mais uma barreira para a colonização do espaço.

De acordo com a CNN:

A estrela IRC+10216
O vapor de água está numa nuvem de poeira ao redor da IRC+10216. Cientistas deduziram que luz ultravioleta penetrou a nuvem de poeira, quebrado moléculas como monóxido de carborno e monóxido de silício, que então soltou átomos de oxigênio.

Estes átomos se uniram a moléculas de hidrogênio, formando água.

“A luz ultravioleta não criou isso – ajudou a formar isso,” [astrônomo Goran] Pilbratt disse a CNN.

Luz ultravioleta seria a única maneira como a água poderia ser produzida em tais condições, disse.

A estrela no meio de tal vapor é chamada de “estrela de carbono”, uma estrela gigante vermelha, a agora cientistas estão escaneando os cosmos na esperança de encontrar estrelas similares.

De acordo com esta notícia, poderia existir a possibilidade de criar fazendas de água, emitindo raios UV em nebulosas, poeira estelar ou outros materiais semelhantes. Se sim, o problema de ter que encontrar ou transportar água poderia finalmente ser esquecido. Água é sempre o maior obstáculo quando o assunto é exploração espacial. A formação de tais fazendas eliminaria tal problema, e daria um impulso para a terraformação de planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário