quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alienígenas não serão semelhantes a humanos

The Shadow of the Sun - Alex Ries
Quando se fala sobre a possibilidade de existência de vida alienígena, uma coisa é certa: Eles serão completamente diferentes de nós. Tanto fisicamente quanto psicologicamente. Olhe no seu jardim... Nele você poderá encontrar estruturas vivas que produzem energia através da luz solar; moluscos hermafroditas que derretem ao contato com sal; e artrópodes que vivem em grandes colônias e se comunicam através de feromônios. Você viu seres tão diferentes sem sequer ter saído do seu jardim. Imagine então como seriam os alienígenas.
O problema da mídia é que ela geralmente nos apresenta algo superficial, alienígenas que estão num roteiro apenas para preencher um “buraco”. Criam-se alienígenas medonhos para assustar, alienígenas luminosos para encantar, alienígenas belas para seduzir. Apresenta-se um ser fisicamente antropomorfo ou psicologicamente antropomorfo, e geralmente os dois.
Se existirem, os alienígenas devem ser mais parecidos
com a Grande Raça de Yith, de Lovecraft; do que com os na'vi de James Cameron
A definição de uma civilização alienígena por vezes é simplista e limitada. O brilhante escritor de ficção científica Robert J. Sawyer escreveu em seu blog: “Ficarei surpreso se alguém puder me mostrar uma raça alienígena que contenha a diversidade da raça humana (uma raça que inclua tudo de Stephen Hawking para Princesa Diana para Aldoph Hitler para Vanna White para Roseanne Arnold para Madre Teresa para Tom Cruise para Isaac Asimov para Margaret Thatcher para Jack, o Estripador) e que ainda consigo ser um alienígena consistente.” Concordo plenamente com ele.
Se alienígenas fizerem contato conosco, não será nada como Independence Day ou Contatos Imediatos de 3º Grau. Provavelmente, haverá uma impossibilidade de comunicação direta entre nós - nada impede que os alienígenas se comuniquem através de ondas de rádio em vez de ondas sonoras -. Uma civilização cujos indivíduos sejam hermafroditas talvez não compreenda os movimentos feministas do séc. XX, assim como nós teríamos dificuldade para entender a história e a cultura dos nossos visitantes - temos dificuldades até para compreender nossa história e nossa cultura -.
Concluindo, podemos saber que os alienígenas terão um corpo e uma mente diferente da nossa. Há seres tão diferentes de nós no nosso planeta. Há culturas tão diferentes da nossa há "apenas" 600km de distância - o que é ínfimo na escala astronômica -. Então uma civilização cujo berço seja um planeta anos-luz da Terra, com sua própria história evolutiva, cuja história esteja separada da humana; seria completamente diferente de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário